• Início
  • /
  • Sobre
  • /
  • Meus Livros
  • /
  • Agenda
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Parcerias
  • /
  • Lojinha
  • /
  • Portífolio
  • /
  • Contato

  • Ansiedade: Desacelere!




    Oi, pessoal!
    Hoje quero falar de assunto muito sério que assola a sociedade atual: a ansiedade.
    Comprei o livro do meu autor favorito, Augusto Cury, assim que lançou. O livro está com um preço super-especial na Saraiva, aqui. Exclusivo da ed. Saraiva.

    Sinopse:

    Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.

    O que mais me deixou assustada é que a ansiedade é um mal invisível para a sociedade e que 80% dos indivíduos são atingidos por ela! 

    Muito se pensou que a depressão seria o mal da humanidade nos tempos modernos, mas está provado que a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), alcança números espantosos, bem maiores que a depressão.


    É um livro que te faz pensar e desacelerar, principalmente quando você se depara com alguns sintomas que Cury descreve. Fiquei chocada ao constatar que o simples teste que ele faz no livro e no seu site, revelou o que eu imaginava e precisava admitir: eu precisava desacelerar!

    De acordo com todo o tema abordado, percebi que a humanidade caminha para a "rapidez". Tudo deve ser rápido e de fácil acesso, como os fast-food. Nós, pois me incluo nisso, não queremos mais separar um tempo para dialogar com os outros, muito menos com nós mesmos! Nos privamos em nossos próprios afazeres, queremos que tudo aconteça na velocidade da memória do computador. Nada pode ser demorado.

    Os principais sintomas da SPA (p.100):


    >Ansiedade

    > Mente inquieta ou agitada
    > Insatisfação
    > Cansaço físico exagerado; acordar cansado
    > Sofrimento por antecipação
    > Irritabilidade e flutuação emocional
    > Impaciência: tudo tem que ser rápido
    > Dificuldade de desfrutar a rotina (tédio)
    > Dificuldade de lidar com pessoas lentas
    > Baixo limiar para suportar frustrações
    > Dor de cabeça
    > Dor muscular
    > Outros sintomas psicossomáticos ( queda de cabelo, taquicardia, aumento de pressão arterial, etc.)
    > Déficit de concentração
    > Déficit de memória
    > Transtorno do sono ou insônia

    E pasmem! Isso não é uma classificação rígida, mas se você apresenta pelo menos quatro sintomas citados, você precisa mudar rapidamente seu estilo de vida! Ou seja, DESACELERAR!


    Entre vários conselhos que Cury nos traz no livro, o que mais saltou e ressaltou nos versos foi a importância de dialogar consigo mesmo, com o nosso EU. A maioria das doenças emocionais do ser humano se dá pelo Eu fragilizado. Um Eu sem autocontrole, expectador das situações e não o protagonista da sua própria história.




    As causas da SPA no nosso corpo são seriíssimas que temos sim que parar e dar atenção. Entre elas estão:

    > Envelhecimento precoce da emoção: insatisfação crônica
    "Toda vez que hiperaceleramos os pensamentos, a emoção perde em qualidade, estabilidade e profundidade. São necessários cada vez mais estímulos, aplausos, reconhecimento para sentirmos migalhas de prazer". p.121

    > Retardo da maturidade da emoção
    "A consequência? Não apenas o envelhecimento precoce da emoção, mas também o retardamento da maturidade. Imagine um ser humano adulto com uma emoção envelhecida e, ao mesmo tempo, imatura?". p.123

    >Morte precoce do tempo emocional
    "O tempo para a emoção não é o mesmo que para a física. Uma das mais graves consequências da SPA é a morte precoce da emoção, ou melhor, da percepção do tempo". p.125

    >Desproteção emocional e desenvolvimento de transtornos psiquiátricos
    Uma pessoa agitada e hiperpensante não contrai habilidade de filtrar estímulos estressantes. Tem uma facilidade enorme de formar janelas killer. Sua emoção tornar-se terra desolada, sem proprietário. Qualquer calúnia, crítica ou injustiça a derrota". p.127

    >Doenças psicossomáticas
    Hipertensão, taquicardia, nó na garganta, queda de cabelo e doenças autoimune. É provável, inclusive, que desencadeie, acelere ou influencie a evolução de determinados tipos de enfarto e de câncer.

    > Comprometimento da criatividade
    Pensar excessivamente bloqueia a inventividade e a imaginação.

    > Comprometimento do desempenho intelectual global
    Ao longo prazo, a SPA afeta o processo de observação, assimilação, resgate e organização de dados. p.129

    >Deterioração das relações sociais
    Uma mente hiperacelerada tem tendência a ser impulsiva, a não pensar antes de reagir e a ter baixo nível de paciência com filhos, amigos, cônjuge, colegas de trabalho.

    >Dificuldade de trabalhar em equipe
    Tem dificuldade de expressar seus pensamentos, debater ideias, promover seus colegas, ser simpática ou empática. p.129

    A ordem é: DESACELERE!

    Cada um que ler terá seus próprios ensinamentos e sua perspectiva de leitura. Mas resolvi compartilhar as minhas e quem sabe, deixar de ajuda e alerta para aqueles que estão passando por isso.


    Quando não temos autocontrole, nosso corpo pede socorro, trazendo o pedido em alguma dor ou sintoma de doença. Tenha autocontrole, domine suas vontades e faça aquilo que deve ser feito. 




    "Ser feliz é sentir o sabor da água, a brisa no rosto, o cheiro da terra molhada. É extrair das pequenas coisas grandes emoções. É encontrar todos os dias motivos para sorrir, mesmo se não existirem grandes fatos. É rir de suas próprias tolices. É não desistir de quem se ama, mesmo se houver decepções. É ter amigos para repartir as lágrimas e dividir as alegrias. É ser um amigo do dia e um amante do sono. É agradecer a Deus pelo espetáculo da vida..." Augusto Cury

    A vida passa depressa, os momentos estão correndo nos ponteiros do relógio, o que temos feito com nossos filhos? O que temos feito em favor do próximo? O que tenho construído? Será que tenho valorizado o que não tem valor? Qual foi a última vez que eu fiquei deitada observando as estrelas ou na companhia de alguém que amo? Qual foi a última vez que eu chorei de tanto rir? Qual foi o último abraço que eu dei? Quem foi a última pessoa que eu prestei meus ouvidos para ouvir e aconselhar? Qual foi a última vez que eu disse "eu te amo"? Qual foi a última vez que surpreendi alguém que amo?!

    Essas e outras perguntas precisam ser pensadas e respondidas por nós mesmos. A limpeza da ansiedade ou pelo menos o controle dela dentro da gente depende de nós mesmos! 

    Cury também nos trás o exercício do DCD (duvidar, criticar e decidir). Toda vez que pensamos ou imaginamos alguma coisa, geralmente fantasiamos o resultado, muitas vezes sofremos por antecipação, Cury nos garante que 90% não acontece como imaginamos e apenas 10% acontece de forma diferente do que pensamos! Devemos parar de arquivar experiências ruins sem antes passá-la pelo exercício do DCD. Duvide consigo mesmo dos acontecimentos; questione, critique, converse com seu EU e por fim decida o que fazer com seus sentimentos e com as pessoas que a experiência causou. Abrindo um parêntese, aprenda a perdoar. O perdão é uma decisão e não um sentimento como muitos pensam. Eu era uma pessoa com baixa tolerância a perdoar, até que Deus permitiu há alguns anos atrás que eu sofresse uma grande decepção com uma amizade. Sofri, chorei, afinal sou um ser humano. Mas aprendi a escolher o perdão. Hoje, estou suscetível a ser magoada de novo, como todos nós estamos, mas antes que a mágoa crie raízes, eu decido pelo perdão. 

    Lembre-se disso: perdoar é escolher ser livre e liberar o outro também. Como C.S.Lewis escreveu: "o perdão vai além da justiça humana; é perdoar aquelas coisas que absolutamente não podem ser perdoadas". Perdoe e viva melhor!

    Que possamos encontrar a simplicidade da vida nas coisas simples. Se pegarmos uma flor qualquer e atentarmos aos seus detalhes, veremos que o luxo está em poder admirá-la. Olhar para o céu, contar estrelas. Nos dias de sol observar os desenhos que as nuvens formam ( eu adorava fazer isso na infância). Precisamos parar de nos enganar dizendo que não tempo, temos sim! O tempo somos nós que fazemos quando aprendemos a priorizar o que é importante para a qualidade de vida.


    Reveja fotos antigas! Ria de lembranças passadas! Convide alguém para dividir o momento. Brinque com seus filhos, role com eles pelo chão. Role na grama! Esqueça sua idade, isso é ser feliz! Procure os amigos distantes e diga que sente falta! Abrace apertado alguém que você ame. Sente-se a mesa com sua família e saia da frente da televisão! 

    Certa vez eu cheguei em casa com minha família e estava chovendo muito. Olhei para o alto e percebi que não estava relampejando (isso deve ser observado) e como havia me molhado toda quando saí do carro, convidei meu filho para tomar banho de chuva! Não precisei chamar duas vezes, ele abriu a porta e correu para perto de mim. Às vezes é preciso ser inocente como uma criança. 

    Está triste?! Cante mais! Seja desafinado! Quem canta seus males espanta! Isso não é poético, é libertador! 

    Coloque uma música alta em casa e dance! Dance errado, dance torto, mas dance, ria dos seus erros! Reconheça sua exclusividade! Chame sua mãe, ou seu esposo, ou seu filho para dançar com você. Faça caretas, seja livre porque você é livre!

    E acima de tudo isso, tenha fé em Deus. Acredite que o amor Dele é capaz de nos fazer pessoas melhores. Seu amor nos ressuscita e nos faz viver uma nova vida!


    SEJA FELIZ! ESCOLHA SER FELIZ!





    Enfim, esse livro me trouxe maravilhosas reflexões que já coloquei em prática! Teorias são letras mortas em um livro se não a praticamos. Pratique qualidade de vida!

    Até a próxima!

    Ps. Se gostou compartilhe aqui embaixo nas suas redes sociais. Obrigada ;)




    Augusto Cury fala sobre a Ansiedade

    Vi esse anúncio depois de ter escrito a postagem, ela exemplifica o que quis dizer ;)


    7 comentários :

    Érica Lopes disse...

    Amiga linda!
    Que livro incrivel!!
    Puxa que vontade de lê-lo agora!

    Amei sua resenha, parabéns!

    Saudades!

    Beijos

    juliano cesar de oliveira disse...

    Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    juliano cesar de oliveira disse...

    Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    Gislaine Peireira disse...

    Pessoal!!!

    Chegou a escola do Dr Augusto Cury em SP.

    O instituto Augusto Cury, está lindo com a equipe preparada pelo Dr Augusto cury para atender a todos.

    Entrem no site e conheçam.

    www.augustocurycursos.com.br

    Anônimo disse...

    Ótima resenha. Parabéns.

    Rodrigo Siqueira disse...

    Muito bom texto....

    Gostei da parte de reflexão de felicidade.

    Achei um site bem legal com vários ebooks gratuitos sobre este tema: ebook yes.

    Marcelo disse...

    Olá.
    Fico com um pé atrás quando dizem para desacelerar.
    Você pode ficar para trás. Perder oportunidades para um colega que é mais ansioso e, consequentemente, mais preocupado em encontrar soluções. Isso só para citar um exemplo.
    Outro dia li um livro que trata sobre a ansiedade e que diz para fazer justamente para ACELERAR, mas de uma forma sábia.
    Se você está com a mente acelerada, existem um MOTIVO. Ignorar esse motivo e simplesmente desacelerar por piorar tudo.
    O livro a que me refiro é esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-674498240-livro-inquietude-everton-spolaor-_JM

    Um abraço!
    Marcelo

     
    © Autora Adriana Brazil- 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: MK Designer e Layouts. Tecnologia do Blogger. imagem-logo